• Aero Latina

Pela primeira vez no Brasil, Airbus "Beluga" pousa em Viracopos


"A aeronave trouxe em seu compartimento de carga, um helicóptero ACH160, um dos maiores helicópteros executivos produzido pela Airbus Helicopters e encantou os apaixonados por aviação por onde passou."

Pela primeira vez no Brasil, o Super Transportador da Airbus, o A300-600ST de prefixo F-GSTB, o número 2 da frota, é um avião cargueiro desenvolvido com base no Airbus A300, o mesmo é capaz de transportar seções de fuselagens de outras aeronaves, bem como outras cargas de acordo com a necessidade, sendo sua capacidade de 47 toneladas.


Sua chegada ao aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas - SP, levou um grande número de Spotters até o local para ver e fotografar a aeronave. Nessa primeira viagem, o Beluga transportou em seu compartimento de carga, o Helicóptero ACH160 fabricado pela Airbus Helicopters. O avião partiu da França, realizou escalas em Dakar (Senegal) e Fortaleza (CE), antes de seguir para o Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP).



A Administração do aeroporto de Viracopos organizou um evento para os Spotters, o ponto de encontro foi na área de desembarque do Aeroporto e se iniciou pelo credenciamento, em seguida houve o deslocamento para o estacionamento onde estavam dois ônibus da concessionária "Aeroportos Brasil Viracopos" para levar os aficionados ao local reservado para o "Spotting", ao lado da cabeceira da pista, aonde foi possível notar que as operações do aeroporto estavam em pleno vapor, com movimento intenso de aeronaves (basicamente da Azul Linhas Aéreas), pousando e decolando para deleite dos entusiastas da aviação, que já começaram a tirar muitas fotos enquanto estavam na expectativa da estrela do dia, o famoso Beluga, que tocou o solo do aeroporto por voltas dás 14h00min, deslocando-se em seguida até o pátio do hangar de manutenção da Azul Linhas Aéreas, onde foi estrategicamente alocado, para assim descarregar a sua carga.


"Foi uma comoção geral, com as pessoas extasiadas por estarem presenciando um fato inédito nos aeroportos brasileiros e todos ficaram muito emocionados por estarem fazendo parte dessa história." disse nosso colaborador Hermes Lopes, grande Spotter e apaixonado por aviação!


NOTA: A família Aero Latina agradece ao amigo Hermes Lopes por contribuir conosco com estas belíssimas imagens e matéria, que seja a primeira de muitas colaborações nobre amigo!



Texto e Fotos: Hermes Lopes

Revisão: Titolivio de Oliveira

32 visualizações0 comentário