• Aero Latina

Spotter Day BSB 2022 - Inframerica e ABEAR completam 10 anos de Operações

Texto e Fotos: André Manhani

A Inframerica, detentora da concessão do Aeroporto Internacional de Brasília junto a ABEAR completam 10 anos em 2022 e realizam em conjunto a edição comemorativa do tradicional Spotter Day BSB edição 2022. Ao todo cerca de 500 inscrições foram realizadas, no qual 150 spotters foram selecionados para participar deste que é considerado o melhor Spotter Day do Brasil.

Após dois anos, o Aeroporto de Brasília realizou no dia 23 de julho, a 6ª edição do Spotter Day BSB.


A Inframerica, empresa que administra o aeroporto de Brasília, abriu suas portas para fotógrafos apaixonados por aviação. Profissionais, amadores e entusiastas tiveram a oportunidade de ficar a poucos metros das pista de taxi e pouso (11R).

A seleção dos participantes foi feita respeitando a ordem de inscrição e envio dos documentos selecionados. Ao todo, 80% das vagas são destinadas aos que já são spotters e 20% a entusiastas da aviação. O canal no YouTube de aviação, “Aviões e Música”, também firmou uma parceria com o Spotter Day e selecionou dois seguidores que participaram do evento com as passagens aéreas pagas.


Para promover uma edição ainda mais especial aos participantes, a Inframerica buscou parceiros para o Spotter Day. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas Latam, Gol, Azul, Aerolíneas Argentinas apoiaram o evento. As empresas Starbucks, Pizzaria Dom Bosco, Dunkin Donuts, Padaria Vitória, Chilli Beans, The Plane Experience e Dumont Coffee também foram apoiadores. O canal no YouTube de aviação, Aviões e Música, também firmou uma parceria com o Spotter Day do Aeroporto de Brasília e selecionou dois seguidores para participar do concorrido evento.


O evento teve o período entre 5h30 às 11h30, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Em parceria com a ABEAR (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) realizará um concurso para a melhor foto do dia que será premiada com uma passagem nacional, com direito a acompanhante.


O Spotter Day BSB também contará com outros dois concursos fotográficos oferecidos pelos parceiros, a EMBRAER que irá presentear com uma maquete do E2 e a DUNKING DUNUTS que presenteará com um kit dos seus produtos.


No ano de 2015, a Inframerica realizou o 1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília e o 1º do Brasil realizado por um administrador aeroportuário. Desde então, o evento se tornou uma das prioridades no calendário da empresa.


A última edição foi promovida em 2019. Por conta da pandemia e a impossibilidade de aglomerações, em 2020 a 6ª edição do Spotter Day se transformou em Spotter Night, uma versão cinema da ação e que foi organizada no Festival Drive-in no estacionamento do aeroporto.


Ao invés de fotos na pista de pousos e decolagens, os fotógrafos puderam relembrar os melhores momentos das edições passadas e assistir a um filme dentro do seu carro seguindo todos os protocolos sanitários.


O Spotter Day do Aeroporto de Brasília se tornou um dos maiores e mais disputados do país. Diversos spotters de outras cidades e até do exterior já participaram das edições do evento.



A Inframerica também desenvolveu um evento para os spotters mirins. Crianças de 7 a 14 anos podem participar de uma ação exclusiva para a faixa etária, o Spotter Kids, que acontece uma vez ao ano.


O Spotter Day tem como objetivo fomentar o hobby de plane spotting que consiste em registrar imagens de aviões, uma atividade muito comum nos aeroportos do mundo e uma oportunidade singular para os amantes da fotografia aeronáutica.


O termo "Spotters" são pessoas que têm por hobby a observação e a fotografia de aviões. O termo, vem do inglês e a prática surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando grupos eram responsáveis por acompanhar, usando binóculos, a movimentação de aeronaves para saber se eram amigos ou inimigos.


Nota: Participar Spotter Day BSB como ganhador do concurso do Aviões e Músicas em parceria com a GOL na qual agradeço pela oportunidade, foi de extrema satisfação. A organização do evento está de parabéns e quando falam que é o melhor spotter day do Brasil, acredite, eles estão falando sério. Desde o Briefing realizado no dia 22 onde todos os selecionados receberam um kit na entrada, as informações e horários passados para que o dia do evento pudesse ser feito com total segurança e diversão para todos.


No dia 23 desde a recepção no aeroporto até o seu encerramento, a organização foi impecável em todos os quesitos como; tempo, suporte aos spotters, transporte e principalmente respeito com todos.


Quero deixar aqui o meu muito obrigado pela oportunidade de participar desse edição tão especial de 10 anos de Inframerica e ABEAR e esperar, em breve, uma oportunidade estar participando da próxima edição.


Galeria de Imagens:


49 visualizações0 comentário