top of page
  • Foto do escritorAero Latina

SAAB divulga as primeiras imagens do Gripen F em fabricação na Suécia


"As oito unidades do Gripen F que serão produzidos para FAB serão montadas na fábrica da SAAB na Suécia."

A fabricante sueca SAAB divulgou imagens da montagem do primeiro Gripen F (versão biplace, com dois assentos) durante a LAAD Defence & Security 2023, que acontece até o dia 14 de abril, no Centro de Convenções RIOCENTRO, no Rio de Janeiro.


As oito unidades do Gripen F que serão produzidos para a Força Aérea Brasileira (FAB) serão montadas na fábrica da SAAB em Linköping, na Suécia.



Uma das principais características do Gripen F é sua avançada suíte de sensores e sistemas de guerra eletrônica, que inclui radares modernos de última geração, sistemas de comunicação avançados e sensores eletro-ópticos e também é equipado com sistemas de autodefesa, como mísseis anti-radiação, mísseis ar-ar e contramedidas eletrônicas para se defender contra ameaças inimigas, além de ser conhecido por ter baixos custos operacionais e de manutenção, o que o torna uma opção atraente para forças aéreas com orçamentos limitados. Projetado com ênfase na eficiência e facilidade de manutenção, o que permite que as operações de manutenção sejam realizadas com rapidez e menor custo em comparação com outras aeronaves de combate.



Brasil começa a montar o Gripen em território nacional


Em fevereiro, o Brasil recebeu o primeiro lote de peças do caça Gripen F-39E (monoplace) a serem montados e finalizados nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto – SP. A primeira aeronave a ser montada totalmente no Brasil possuí o número de série 6032. A montagem desta aeronave esta prevista para começar no final do mês de abril.


Até o momento a empresa sueca enviou aeronaves já montadas e testadas na Suécia. Ao todo o Brasil já recebeu cinco unidades do Gripen E, sendo que uma esta sendo utilizada pela Embraer para desenvolvimento de sistemas e quatro delas já estão operacionais no 1º GDA (Esquadrão Jaguar), na Base Aérea de Anápolis – GO.



Mais dois F-39E a caminho


Segundo informações divulgadas, mais duas aeronaves F-39E já estão seguindo rumo ao Brasil esta semana, as aeronaves foram embarcadas em um navio de bandeira holandesa MV MITIQ no porto de Norrköping na Suécia com destino ao Porto de Navegantes – SC, aonde já foram entregues os demais Gripen. A viagem até o Brasil deve durar cerca de três semanas.

De acordo com o cronograma informado pela SAAB, até o final do ano mais dois caças devem chegar ao Brasil.



Fotos do Gripen F via CAVOK

Comments


bottom of page