top of page
  • Foto do escritorAero Latina

PR-WILL - Meu Diário de Bordo - Capítulo 1: Meu mundo na aviação


Will Legutke é comissária de bordo e nova colunista da AeroLatina.
Will Legutke é comissária de bordo e nova colunista da AeroLatina.

"São 5:20 da manhã de um domingo no aeroporto de Guarulhos mas parece 11:30 de uma segunda-feira na Paulista. Estou cumprindo reserva, cheguei às 5 e vou até as 10. A reserva é um período em que ficamos disponíveis dentro de uma sala da cia aérea no aeroporto para cumprir ou assumir qualquer programação devido a qualquer tipo de imprevisto com as tripulações em voo.


Neste momento algumas pessoas correm para casa, outras correm para pegar o voo. Estalos de chiclete, anúncios gravados se repetindo no alto falante, malas e carrinhos sendo arrastados, crianças com sono. Este é um dos horários mais movimentados do aeroporto. Muitos voos partindo e outros muitos, na maioria internacionais, chegando.


Famílias, cachorros, sonhos, mudanças, despedidas e reencontros. Tudo vem na bagagem física e emocional destes passageiros. Várias etnias se encontram e se misturam neste lugar. É um misto de shopping com salão de beleza, com lojas de roupas, com sais de banho, com doces árabes com cheiro de perfume importado e sabor de pizza.Mas e lá fora? Lá fora agora amanheceu, tempo nublado, 16 graus e pelas enormes janelas vê-se o vai e vem, o sobe e desce.


Em tempo real pousou um A330 mascarado da TAP, um 737 Max 9 da Copa Airlines vindo do Panamá (sim, um Max 9!!!) e um A350 da British vindo de Londres. É um horário bom pra ver os “baitas”. A tardezinha também. Sempre tem chances de pousar um A380 da Emirates ou um 777 da Qatar ou a rainha dos céus, o 747 da Lufthansa.


Em sequenciamento tem um 787 da Avianca vindo de Bogotá, um A321 da Azul vindo de Recife, um 321 da Latam chegando de Brasília, um A320 da Sky Airline direto de Lima e um outro A350 da Air France vindo diretamente de Ratatouille City (Paris).


Achei que ficaria mais 30 minutos seguindo o flight radar e descrevendo quem vinha depois de

tão gostoso que é olhar no app na palma da mão e ao mesmo tempo poder olhar lá fora e ver em tempo real cada pouso e cada decolagem. Foram quase 20 milhões de embarques e desembarques e 132 mil operações aéreas só no primeiro semestre de 2023, segundo dados divulgados pela administradora.


Arte retratando a movimentação diária nos aeroportos pelo mundo. (Arte: Autor Desconhecido)
Arte retratando a movimentação diária nos aeroportos pelo mundo. (Arte: Autor Desconhecido)

Tem tanto detalhe em cada canto de um aeroporto, de pessoas que passam por eles rotineiramente ou raramente, tantas histórias pra contar que eu, uma comissária de bordo por

amor à aviação, vou compartilhar com vocês a partir desta edição. Ontem estava em Minas, de

carro fui pro interior de SP num evento aéreo e aproveitei pra visitar uma grande amiga. Meia

noite saí de lá e segui para São Paulo, onde é minha base.


Não tenho rotina de horários nem tampouco sei pra onde vou mês que vem. Faltam 4 dias para

a escala ser publicada e tudo, tudo pode acontecer. Espero que me acompanhem nesta vida

louca. Fico muito tempo longe de casa e dos meus, mas é muito gratificante se fazer o que

gosta. Ver o nascer do sol a 38 mil pés de altitude, ver a lua cheia, o céu azul de brigadeiro e ouvir a aceleração numa decolagem de belíssimos motores … ahhh decolar num NEO é

sensacional.


Bem vindos ao meu mundo. É um prazer tê-los a bordo!"

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page