top of page
  • Foto do escritorAero Latina

Polícia Federal passa a emitir passaporte emergencial no BH Airport


Passaporte
O documento não se destina a viagens a turismo e, para emissão, é preciso comprovar sua necessidade imediata

A partir de agora, os passageiros do BH Airport contam com mais um serviço na hora de embarcar. A Polícia Federal passou a emitir no terminal o passaporte de emergência. A ideia é facilitar o processo de obtenção do documento em situações de urgência. Vale ressaltar que o documento tem validade de um ano e não pode ser renovado posteriormente.

O passaporte de emergência não tem fins turísticos e pode ser solicitado quando a pessoa comprova a necessidade imediata da viagem, em um prazo mais curto do que o tempo de entrega do passaporte tradicional, em uma viagem de extrema relevância. Também é importante destacar que a viagem precisa ser para os países que reconhecem o passaporte de emergência brasileiro. O documento é expedido em até 24 horas.

Entre as situações consideradas emergenciais, é possível ressaltar:

  • Questões de saúde do solicitante, de seu cônjuge ou de parentes próximos (até o segundo grau);

  • Necessidade de proteção patrimonial;

  • Situações de trabalho não previstas;

  • Participação em missões de ajuda humanitária;

  • Interesses da administração pública;

  • Em função de catástrofes naturais;

  • Durante conflitos armados;

  • Ou qualquer outra situação grave imprevista.

Processo de solicitação

O processo para obter o passaporte emergencial exige a apresentação de documentos que comprovem a situação e necessidade imediata da viagem. Além disso, os solicitantes são submetidos aos mesmos procedimentos padrões de emissão de passaportes comuns e para estrangeiros. Isso inclui a coleta de informações biográficas e biométricas.

Depois de confirmadas todas as informações, o passaporte é entregue pessoalmente no Posto de Serviços e Passaportes, que está localizado no primeiro pavimento do BH Airport.

“Seguimos atentos em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes, o que também engloba serviços disponibilizados no aeroporto para facilitar a vida das pessoas.Ao proporcionar a emissão de passaportes de emergência nas instalações da Polícia Federal, nosso objetivo é assegurar que os passageiros tenham a conveniência de contar com essa opção em situações urgentes, reconhecendo que nem sempre é possível um planejamento antecipado”, ressalta Robson Freitas, gestor de Operações e Segurança do BH Airport.

Além do aeroporto, a Polícia Federal continua a oferecer a emissão do passaporte de emergência no Posto de Expedição de Passaportes no Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte.


Fonte: BH Airport

Comments


bottom of page