Buscar
  • Aero Latina

Itápolis Airshow 2021 – Muita Fumaça nos céus de Itápolis

Atualizado: 20 de set. de 2021


“Quatro esquadrilhas, grandes pilotos da acrobacia aérea nacional e transmissão ao vivo pelo YouTube, assim foi o Itápolis airshow.”

No domingo, 12 de setembro, ocorreu em Itápolis, cidade do interior paulista o já tradicional Itápolis Airshow. Grandes nomes da acrobacia aérea nacional marcaram presença, realizando belíssimas apresentações e manobras de tirar o fôlego, incentivando a cultura aeronáutica para a população levando a divulgação do evento para os quatro cantos do planeta. Sim, com o formato de “Live” é possível fazer isso, como a presença do público foi bastante reduzida, aberto somente a convidados, spotters e imprensa devido as restrições do COVID-19, as transmissões chegaram a ter mais de 4 mil espectadores simultâneos. Hoje, os links já contam com mais de 15 mil acessos cada.


Mesmo com as restrições, não foi possível ofuscar o brilho do evento que a cada ano, melhora com apresentações incríveis e sempre trazendo grandes novidades.


Muita fumaça e aeronaves de todos os tipos


O Itapolis airshow contou com demonstrações de aeronaves acrobáticas, desde as de categoria básica até as de categoria ilimitada, aeronaves como: Cessna 152 Aerobat, Super Decathlon, CAP-10, Sukhoi 31, Extra 300 e 330LX, RV-7 e RV-8, Pitts S-2B, DR-109, o clássico NA T-6 e o planador Grob encantaram com suas manobras.

A narração do evento ficou por conta do grande Vadico, conhecido no meio aeronáutico e no circuito do aeromodelismo. Realizando as entrevistas com os pilotos e fazendo comentários durante as apresentações, um show a parte ficou com a bela e simpática Paula Soffo.


Quatro Esquadrilhas e muitas emoções


O Itápolis Airshow consolida como um dos maiores eventos aeronáuticos no Brasil, nesta edição contando com a presença de quatro esquadrilhas diferentes. A Esquadrilha da Fumaça que está com suas demonstrações suspensas devido a pandemia, apareceu para a nossa surpresa realizando belíssimas passagens e escrevendo no céu: “ITÁPOLIS AIRSHOW”, o Capitão Furtado que esteve coordenando as passagens da Esquadrilha da Fumaça, disse sobre as expectativas e que espera muito em breve o retorno das demonstrações, quando perguntado pelo locutor do evento, Vadico, sobre o possível evento dos 70 anos do EDA que deve acontecer no mês de Maio de 2022, o Cap. Furtado disse que eles esperam comemorar com o máximo de pessoas permitidas e que o evento possa ser realizado nos moldes tradicionais dos eventos.


Além da Esquadrilha da Fumaça, esteve presente a Esquadrilha CÉU do Rio de Janeiro, com uma apresentação arrojada e belos rasantes, representada pelos pilotos: Salvatore, Laerte, Faleiros, Lebeis e Sayeg.


A Esquadrilha “Turma da Mônica”, liderada por Mônica Edo, voando o clássico da aviação NA T-6 Texan, tendo como ala, Hernani Dippolito voando o T-6 do saudoso Carlos Edo, acompanhado pelos pilotos: Denis Schwarzenbeck (Extra 330LX), Junior Oliveira “Gardenal” (RV-7) e Luiz Guilherme Richieri (SU-31), arrancaram aplausos e emocionou os convidados presentes.


A Esquadrilha FOX de Brasília, representada pelos pilotos: Bianchi, Atila e Kersul, marcou presença pela segunda vez consecutiva com uma apresentação encantadora e maravilhosa ao final da tarde.


Grandes nomes da Acrobacia Nacional


Não podemos deixar de citar também grandes pilotos que marcaram presença no evento e realizaram apresentação solo:


Gúnar Armin Halboth – DR-109 (PU-LBN)

Beto Bazaia – Bazaia Team – NA T-6G (PT-TIK) e Decathlon (PT-OBT)

Felipe Rafaeli - Cessna 152 Aerobat (PR-SKL) e Decathlon (PP-TZT)

Luis Gustavo Panceri “Faco” – CAP-10 (PP-ZJC)

Christiano Oliveira – Pitts S-2B (PT-ZOO)

Victor Yancovitz – Extra 300 “Halcones” (PR-ZYY)

Bola Fly – Planador “Grob” (PT-PLN)

Douglas Lourenço – Pro Tork Airshow – RV-7 (PT-ZDL)


Considerações Finais


Um evento maravilhoso, muito bem organizado pela EJ e o Aeroclube de Itápolis, onde mesmo em meio a pandemia em que atravessamos, tivemos a chance de curtir um maravilhoso evento, embora acreditamos que o pior já tenha passado e o que torcemos é que daqui pra frente, a situação melhore e que no próximo ano possamos ter grandes eventos aeronáuticos com a presença do querido público que é tão importante para os shows Aéreos.


Se você não conseguiu assistir ao evento ou se quer assistir novamente, estamos disponibilizando os dois Links aqui abaixo:


PARTE 1 https://www.youtube.com/watch?v=Z-9v2MkY3qo

PARTE 2 https://www.youtube.com/watch?v=MIVS_SzCU0U



Nota do Redator: Gostaríamos de agradecer a EJ e ao Aeroclube de Itápolis pela maravilhosa organização do evento, aos amigos Spotter’s que estiveram presentes no evento, aos pilotos e amigos que estiveram presentes no evento e esperamos muito em breve nos reencontrarmos novamente.




351 visualizações0 comentário