Os caças Gripen E decolaram de Navegantes - SC com destino a Gavião Peixoto - SP, em um voo com duração de aproximadamente 50 minutos.
Os dois primeiros caças F-39E Gripen (FAB4101 e 4102) produzido em série pela empresa sueca SAAB em parceria com a Embraer, para a Força Aérea Brasileira (FAB), já estão em solo pátrio. As aeronaves chegaram ao país na última sexta-feira (1), no porto de Itajaí - Navegantes(SC).
Após serem desembarcadas do navio cargueiro, as aeronaves seguiram na madrugada de sexta para sábado pelas ruas de Navegantes até o aeroporto da cidade, aonde foram finalizados o processo de montagem de alguns equipamentos, que por segurança são retirados da aeronave para o translado.
Na manhã desta quarta-feira (6), as aeronaves acionaram os seus motores e realizaram alguns check's antes de realizar o seu primeiro voo em território nacional e respectivamente, durante a tarde, as aeronaves decolaram com destino ao interior de São Paulo, aonde a Embraer e a SAAB desenvolveram o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na cidade de Gavião Peixoto - SP.
As aeronaves foram conduzidas por dois pilotos brasileiros da FAB. O voo até o interior paulista durou cerca de 50 minutos e dentro do planejado.
A partir de agora, as duas aeronaves se juntaram a primeira aeronave Gripen (FAB4100) a chegar ao Brasil, para finalizar os processos de certificação e em breve seguir para o seu novo lar, na Base Aérea de Anápolis em Goiás, aonde serviram no 1º Grupo de Defesa Aérea (1ºGDA), Esquadrão Jaguar, realizando operações de defesa aérea, com a finalidade de garantir a soberania do espaço aéreo nacional, em especial da capital federal, Brasília - DF, sendo assim a "Ponta da Lança" da Força Aérea Brasileira.
Confira as imagens da chega dos Gripen a Gavião Peixoto.
Fotos: Bruno Spadacini, Johnson Barros/FAB e SAAB
Comentarios