top of page
  • Foto do escritorAero Latina

ILS-CAT I - Equipamento que auxilia aeronaves nos pousos, começa a operar no aeroporto de Maringá



O Aeroporto Regional de Maringá iniciou a operação do Instrument Landing System - ILS (sistema de pouso por instrumentos) nesta terça-feira, 16. O ILS é um equipamento que auxilia os pilotos em pousos em condições de baixa visibilidade, como nevoeiros. Essa implementação faz parte do processo de modernização e fortalecimento do aeroporto. Com essa adição, Maringá se junta a um grupo seleto de aeroportos com instrumentos de aproximação, sendo o terceiro no estado do Paraná a possuir essa tecnologia.



A iniciativa foi destacada pelo prefeito em exercício, Edson Scabora, como um avanço histórico para a cidade, proporcionando maior precisão e segurança aos pilotos, além de conforto aos passageiros. A ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) autorizou o início da operação, e o superintendente do Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, ressaltou que o ILS contribuirá para a redução de cancelamentos de voos, atraindo a atenção de companhias aéreas para o aeroporto.


Além do ILS, o município investiu em melhorias no aeroporto, incluindo a ampliação da sala de embarque em 2023, com um aporte de R$ 1,6 milhão. Outros investimentos em andamento envolvem a construção de uma usina de energia fotovoltaica, é um compromisso com o Governo Federal para a modernização do terminal de passageiros. O projeto contempla a instalação de pontes de embarque, escadas rolantes, elevadores, esteiras de restituição de bagagem, expansão na área de check-in e praça de alimentação, espaços para lojas comerciais e reformulação do sistema de refrigeração.

Comments


bottom of page