top of page
  • Foto do escritorAero Latina

FAB intercepta aeronave carregada com 165 kg de drogas no Amazonas


Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foram empregados na missão

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, por volta de 13h40 (horário de Brasília) deste sábado (19), no estado do Amazonas, uma aeronave modelo PA-34 Seneca que transportava 165 quilos de drogas. Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).



A aeronave foi detectada na região central do Amazonas sem plano de voo e cumpria rota conhecida para o tráfico de drogas, estando então sujeita às medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.


A aeronave fez um pouso forçado em um canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo (AM). O helicóptero H-60 da FAB pousou no local com a equipe da Polícia Federal, que cumpriu as Medidas de Controle de Solo (MCS), apreendendo a carga ilícita.



O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, comentou o sucesso da operação conjunta. "A ação deste sábado comprova a prontidão operacional da FAB. As capacidades do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro permitem uma vigilância consistente 24 horas por dia, sete dias por semana", disse.


Ação permanente


As ações deste sábado fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.



Fotos: Sargento Bruno Batista e Sargento Bianca Viol / CECOMSAER e Divulgação COMAE

Fonte: FAB

1 comentário

1 commento


paulotecseg2012
22 feb 2022

Quero muito ver meu país bem estruturado socio economicamente, mas sem proprorcionalidade com os crimes de ilicitos, ninguem merece ter uma familia saudavel e do lado estar ao risco de seres envolvidos com drogas nos espondo e a nossos filhos e netos ao risco destes marginais da droga...tomara almente o indice de combate ao crime tipificado, e a populaçao colabore com as forças para que isto se nao acabe reduza drasticamente no nosso País....nao a corrupçao nao ao enriquecimento ilicito, nao as drogas.....parabens as unidades de força envolvidas....pro/25


Mi piace
bottom of page