top of page
  • Foto do escritorAero Latina

FAB finaliza missão de ajuda humanitária no Chile


Aeronave C-130 Hércules atuou no combate aos incêndios florestais que atingiram a cidade de Concepción

A Força Aérea Brasileira (FAB) terminou, no dia 02/03, o auxílio no combate aos incêndios florestais que atingiram a cidade de Concepción, no Chile, zona centro-sul do país. Na missão, foi empregada a aeronave C-130 Hércules, sob o comando do Major Aviador Leonardo Pacheco Martins da Silva, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT - Esquadrão Gordo). A operação contabilizou o lançamento de 636 mil litros de água e mais de 40 horas de voo. A equipe estava em atuação no país desde o dia 09/02.


“É uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, assim como demanda a coordenação de trafego aéreo, já que são muitos tráfegos lançando na mesma localidade, o que exige muito da tripulação”, destacou o Comandante.



A operação foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Ministério da Defesa e pela FAB. Os incêndios florestais, que atingiram várias regiões do país e causaram a morte de mais de 20 pessoas, destruíram quase 1.500 residências e deixaram quase 6 mil desabrigados.


O Capitão Aviador Ítalo Holanda de Oliveira, um dos pilotos que compuseram a equipe que estava atuando no Chile, falou sobre os desafios da missão. “O voo de combate a incêndio tem seus desafios e suas peculiaridades: a aeronave decola bem pesada e a gente atua com cerca de 50 metros acima dos focos de incêndio. Foi uma satisfação e um aprendizado muito grande, contribuir com o povo chileno”, disse.


O C -130 Hércules


O avião utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para carregar 12 mil litros de água. O sistema pesa 770 quilos, conta com dois tubos, que projetam água pela rampa traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros).



Atuação da FAB em outras ocasiões


Em janeiro de 2017, a FAB também foi acionada para atuar no combate ao fogo no Chile, e os militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT - Esquadrão Zeus) realizaram o lançamento de água durante os 14 dias de missão no país. Nessa operação, o Esquadrão atingiu a marca de 48 missões em seis dias de trabalho. Foram mais de 500 mil litros de água lançados sobre os focos de incêndio localizados na região de Bío-Bío.


O Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios em 2014. O C-130 Hércules da FAB foi enviado para combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram daquela missão.



Fotos: 1º/1º GT

Комментарии


bottom of page