Um caça F-5EM Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no início da tarde desta terça-feira (22) logo após decolar da Base Aérea de Natal (BANT), localizada em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
A aeronave estava na cidade realizando treinamentos que antecedem o inicio da Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX), o maior exercício de guerra aérea da América Latina, que reunirá 16 países e cerca de 100 aeronaves na BANT.
De acordo com as primeiras informações, o caça apresentou problemas técnicos em um de seus motores logo após a decolagem, um dos momentos mais críticos do voo. Segundo imagens registradas e divulgadas nas redes sociais, da para ver chamas saindo do motor da aeronave.
O caça de matrícula FAB 4866 pertence ao 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), Esquadrão Jambock, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O piloto conseguiu se ejetar momentos antes da aeronave se chocar contra o solo, piloto foi resgatado por uma equipe de resgate da FAB e segundo informações, o piloto teve uma leve lesão no ombro e passa bem. Nenhuma residência foi atingida com a queda da aeronave.
O caçador teria relatado ao controle de trafego aéreo, que a aeronave estava com fogo no motor, logo após a decolagem, após conseguiu manter a aeronave voando, até cair em uma área inabitável.
Comments