Texto e imagens: Luiz Otávio Maia Jr
A Marinha do Brasil esteve presente mais uma vez na cidade de Salvador (BA), durante a realização da operação "ASPIRANTEX 2024" (11 de janeiro até 02 de fevereiro). Nesta ocasião as embarcações designadas para o porto da capital soteropolitana foram: Navio Aeródromo Multipropósito "Atlântico" (A140) e as fragatas "Liberal" (F43) e "Independência" (F44).
Mesmo os navios da esquadra estando em atividade operacional da operação em questão, foram abertos à visitação pública no domingo (28), não só proporcionando um vislumbre da imponência e capacidade operacional da Marinha, mas também uma conexão com a história naval do Brasil.
A operação "aspirantex" tem como objetivo o adestramento das tripulações dos navios da esquadra e os aspirantes da Escola Naval, com a vida no mar. Podendo ser dividida em duas fases, a do mar, executando vários exercícios de caráter estritamente militar, e a fase de porto, contendo ações cívico-sociais. Estas ações demonstram não só uma integração com a comunidade mas também uma contribuição para a segurança e soberania do nosso país.
Comments