top of page
  • Foto do escritorAero Latina

Após 7 anos fechado, "Museu TAM", reabrirá as portas com o seu primeiro nome: "Asas de um Sonho"


Fechado desde 2016, o Museu Asas de um Sonho, possui em seu acervo mais de 100 modelos de aeronaves, das mais variadas épocas e únicas no Brasil.

A prefeitura de São Carlos juntamente com o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, comunicou durante uma reunião nesta quarta-feira (01), que o "Museu Asas de um Sonho", conhecido como "Museu TAM", será finalmente reaberto ao público.


A reabertura esta programada para ocorrer no mês de maio e foi confirmada pelo prefeito Airton Garcia. Após grandes negociações que vinham desde 2022 a fim de colocar novamente o acervo em exposição ao público.


Conforme foi comunicado, o museu inicialmente abrirá somente aos finais de semana, com visitas agendadas a fim de controlar a quantidade de visitantes, já que o local ficou fechado por alguns anos. A entrada para o museu será gratuita.



O Museu


O Então Museu TAM foi oficialmente aberto em novembro de 2006, em 2008 recebeu uma grande reformara a fim de dobrar o tamanho da área de exposição, vindo a ser reaberto em 2010. O Museu era considerado o maior museu do mundo mantido por uma empresa aérea. Porém em janeiro de 2016 o museu encerrou suas atividades.


O Museu possui mais de 100 modelos de aeronaves em seu acervo, grandes clássicos da aviação militar, entre eles o Republic P-47 Thunderbolt, usado pelos aviadores brasileiros do 1º Grupo de Aviação de Caça na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Outros grandes clássicos da 2ª Guerra Mundial como o Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Messerschmitt BF-109 e aeronaves que fizeram história na aviação comercial no Brasil, como o Lockheed Constellation, Fokker 100 e o Embraer EMB-110 Bandeirante.


Fairchild PT-19 do Aeroclube de Pirassununga, sobrevoando o Museu TAM, durante o Encontro das Velhas Águias, pouco antes do Museu ter suas atividades suspensas.

NOTA DO REDATOR:


Saber da reabertura do Museu, é motivo de muita alegria, lembro-me de ir algumas vezes ao Museu e ficar lá só admirando as aeronaves por algumas horas ao som da encantadora trilha sonora que remetia ainda mais, a uma viagem no tempo. Com certeza esperamos participar da reabertura do Museu, pois será motivo de muito prazer e orgulho, desejamos sucesso a toda equipe que tem trabalhado para trazer o Museu a ativa novamente, contem sempre conosco!




Comments


bottom of page