top of page
  • Foto do escritorAero Latina

Aeronave da Esquadrilha Red Arrows sofre “Bird Strike” durante Show Aéreo


(Foto: RAF Red Arrows)
"Um dos jatos foi atingido por um pássaro durante a apresentação de domingo em Rhyl, no País de Gales."

Os Red Arrows da Real Força Aérea Britânica (RAF) emitiram um comunicado depois que um de seus jatos sofreu "danos significativos" durante uma apresentação no Rhyl Air Show quando foi atingido por um pássaro. O Red #6 foi forçado a se separar do esquadrão e retornar ao Aeroporto de Hawarden após colidir com um pássaro (bird strike) sobre a cidade litorânea na tarde do ultimo domingo (28).


Detalhe do canopy quebrado, momentos antes da aeronave tocar a pista do aeroporto de Hawarden. (Foto: Dale/@welshiedale2022)

O grupo estava realizando a ultima apresentação no Rhyl Air Show 2022, enquanto centenas de pessoas assistiam a demonstração. Testemunhas relataram ter ouvido um "barulho forte" antes que o Red #6 se separasse das demais aeronaves. Ele foi acompanhado de volta a Hawarden pelo Red #7, caso precisasse ser guiado.


Mais tarde, o líder do esquadrão, Gregor Ogston comunicou ao público presente que o Red #6, havia sido vítima de um "bird strike", onde um pássaro colidiu com o jato no ar. O pássaro atingiu o canopy de vidro do cockpit do jato de £ 5 milhões (logo acima de onde o piloto se senta) com tanta força que o impacto quebrou o canopy, deixando-o com um buraco e seu piloto exposto aos detritos de vidro e do pássaro.


Momento exato do impacto do pássaro com o Red #6. (Foto: Martin Winchester)

Em um comunicado divulgado em suas mídias sociais, os Red Arrows disseram: "Obrigado a todos no Rhyl Airshow neste fim de semana. Tivemos que terminar a exibição do Red Arrows de hoje alguns minutos mais cedo depois que um de nossos jatos sofreu uma colisão com um pássaro, danificando o cockpit.”

"Esse tipo de incidente é comum na aviação e o piloto é extremamente bem treinado para lhe dar com situações como esta. Neste caso, Red #6 e toda a equipe responderam rápido e perfeitamente, sem maiores riscos para o piloto e a aeronave.


"Feliz em informar que o jato pousou em segurança e o piloto saiu ileso. Obrigado por todos os votos de melhoras e muitas mensagens de apoio, perguntando sobre o piloto."


Em resposta ao post nas redes sociais da RAF Red Arrows, David Montenegro, oficial que comanda a equipe de acrobacias da Royal Air Force, elogiou as ações do piloto.


Ele disse: "O piloto está um pouco abalado, mas bem, obrigado. Suas ações imediatas realizadas com calma e corretamente com o apoio de seus colegas garantiram um pouso seguro." Após o retorno do Red #6 à base, o resto da tripulação encerrou a exibição e retornaram ao aeroporto. Todos os pilotos foram recebidos como heróis em Hawarden e receberam uma salva de palmas dos espectadores ao desembarcar.


Fonte: North Wales Live

Tradução: Aero Latina

Comments


bottom of page